CHAMADA PARA ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS

Os estudantes voluntários são essenciais para o sucesso do SBBD. Como retribuição pela sua valiosa ajuda no simpósio, os estudantes voluntários recebem diversos benefícios.

Você se compromete a: Completar 15 (quinze) horas de trabalho voluntário no simpósio durante o período de 04 a 07 de Outubro de 2016.

Em troca, você receberá: (obs.: os benefícios para os estudantes voluntários ainda estão sendo discutidos)

  • Inscrição gratuita no evento;
  • Convite para o coquetel de abertura;
  • Uma linda camiseta personalizada do evento;
  • Almoço de acordo com sua escala;
  • Certificado de apoio a organização local do SBBD 2016.

Estudantes de outros estados que tiveram artigos aceitos no SBBD (Artigo Completo, Artigo Curto, Sessão de Demos ou WTDBD) poderão receber da CEBD (Comissão Especial de Banco de Dados) uma ajuda de custo complementar no valor máximo de R$ 500,00 para pagamento de passagens e/ou diárias.

Sabemos que as atribuições dos estudantes voluntários nem sempre são glamourosas ou mega interessantes, porém elas permitem uma oportunidade única de interagir de maneira mais próxima com a comunidade do SBBD, seus apoiadores, participantes, palestrantes, bem como outros estudantes voluntários. Como estudante voluntário você terá acesso a um ambiente estruturado e cordial formado por estudantes em vários estágios da sua carreira de pesquisador, que formam a comunidade do SBBD. Um dos maiores benefícios em participar como estudante voluntário em uma conferência, certamente é a rede de conexões sociais e profissionais que se constroem nessas reuniões. Assim, não é incomum que futuras colaborações, estágios, empregos e amizades, surjam a partir da experiência como estudante voluntário.

DATAS IMPORTANTES

  • 01 de Agosto de 2016: Abertura do sistema de inscrições para estudantes voluntários do SBBD 2016 aqui
  • 22 de Agosto de 2016: Prazo para se inscrever na seleção
  • 29 de Agosto de 2016: Prazo para Divulgação dos Resultados: Aceitos e Lista de Espera

QUALIFICAÇÕES

Os estudantes  voluntários devem ser estudantes de graduação, mestrado ou doutorado, durante o segundo semestre de 2016. Todos os estudantes, independente da sua área de pesquisa, são encorajados a aplicar para essa seleção. Nenhuma experiência é exigida, porém nós estamos procurando por pessoas confiáveis, responsáveis, pró-ativas, e entusiásticas.

PROCESSO SELETIVO

vagas de estudantes voluntários foram atribuídas a estudantes mais experientes, que atuarão como capitães do dia. As demais vagas (em torno de 20) serão atribuídas por meio de seleção a partir das inscrições recebidas até o dia 22/08/2016.

Os voluntários selecionados serão notificados no dia 29/08/2016, para que possam assinar o termo de compromisso e se envolver na comunidade online dos estudantes voluntários.

A lista de espera consistirá de inscrições recebidas até o dia 22/08/2016, mas que não foram inicialmente selecionadas. Inscrições recebidas após o dia 22/08/2016 serão colocadas no final da lista de espera na ordem em que forem recebidas.

Alunos de outros estados **autores** de trabalhos que ficarem na lista de espera, ainda assim poderão concorrer ao apoio financeiro de até R$ 500,00 concedido pela CEBD, para custeio de passagem/diária. Assim, incentivamos fortemente que todos os alunos autores que se interessem por esse benefício se inscrevam nessa chamada. Não haverá chamada de auxílio específica além dessa chamada de estudante voluntário.

Historicamente, há mais estudantes inscritos do que vagas disponíveis, então encorajamos que você se inscreva logo. No entanto, é bem possível que inscritos na lista de espera possam ser aceitos, assim não se sinta desencorajado se você estiver se inscrevendo próximo ao prazo. Alguns voluntários desistem, assim nós encorajamos fortemente que os estudantes continuem checando a sua lista de espera.

COORDENADORES DOS ESTUDANTES VOLUTÁRIOS

Vaninha Vieira, FPC@UFBA / DCC-UFBA
Marcos Barreto, DCC-UFBA
João B. Rocha-Junior, UEFS

sbbd2016-voluntarios@fpc.ufba.br

CRÉDITOS

Essa chamada foi adaptada do programa Estudantes Voluntários do CSCW 2016