PAINEL: DESAFIOS EM P&D NO BRASIL E OPORTUNIDADES EM BANCO DE DADOS

Vaninha Vieira (Diretora do Centro de Projetos Fraunhofer)[moderadora]
José Antônio de Souza Brito (Gerente Corporativo de P&D do Grupo Neoenergia)
Gustavo Perez (Diretor-Presidente da MTM Tecnologia)
Manoel Gomes de Mendonça Neto (Secretário de Ciência e Tecnologia da Bahia)
Ana Carolina Salgado (Professora/Pesquisadora UFPE)

Perfil dos convidados:

Vaninha Vieira Vaninha Vieira (Moderadora) é a atual Diretora do Centro de Projetos Fraunhofer para Engenharia de Software e Sistemas da UFBA (FPC-UFBA) e Professora Adjunto IV do Departamento de Ciência da Computação da UFBA. Atua como pesquisadora do Laboratório de Engenharia de Software (LES) e é líder do grupo CEManTIKA de pesquisa em Sistemas Colaborativos, Ubíquos e Sensíveis ao Contexto. Realizou Pós-Doutorado na University of Southern California (2015). Possui Doutorado em Ciência da Computação pela UFPE (2008), com doutorado sanduíche no LIP6, França (2007). Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ (2003) e graduação em Ciência da Computação pela UFBA (1999). Possui experiência acadêmica e profissional nas áreas de Banco de Dados e Engenharia de Software. Seus interesses de pesquisa incluem: Computação Sensível ao Contexto, Computação Móvel e Ubíqua, Sistemas Colaborativos e Cidades Inteligentes.

José Antônio de Souza BritoJosé Antônio de Souza Brito é atualmente Gerente Corporativo de P&D do grupo Neoenergia, com mais de 15 anos de experiência em P&D na indústria. É Engenheiro Eletricista e Eletrônico, pela Universidade Federal da Bahia, com especializações em Engenharia de Sistemas Elétricos, pela Universidade Federal de Itajubá, e em “Planning and Implementing Renewable Energy Project” e “Phototovoltaic Technology”, pela Carl Von Ossietzky Universitat Oldenburg, Alemanha. O Grupo Neoenergia é uma empresa de geração, transmissão e distribuição, tendo como principais empresas a Coelba, Celpe, Cosern, Termopernambuco, Itapebi, e participação nos consórcios Belo Monte e Teles Pires.

Manoel Gomes MendonçaManoel Gomes Mendonça é o atual Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia e Professor Adjunto IV do Departamento de Ciência da Computação da UFBA. Possui Ph.D. em Ciência da Computação pela University of Maryland at College Park (UMCP), Mestrado em Engenharia da Computação pela UNICAMP, e bacharelado em Engenharia Elétrica pela UFBA. De 1994 a 1997, atuou como pesquisador visitante no IBM Toronto Laboratory’s Centre for Advanced Studies. De 1997 a 2000, trabalhou como Faculty Research Associate na UMCP e como cientista no Fraunhofer Center Maryland. Atuou como professor na Universidade Salvador de 2000 a 2009, onde liderou o centro de pesquisa em computação e ajudou a criar os primeiros programas de mestrado e doutorado em Ciência da Computação na Bahia. Foi presidente da Comissão Especial de Engenharia de Software da SBC de 2008 a 2009. Desde 2009, no DCC/UFBA, coordenou o programa de pós-graduação e o laboratório de engenharia de software. De 2012 a 2015, atuou como Diretor Fundador do Centro de Projetos Fraunhofer para Engenharia de Software e Sistemas da UFBA. Publicou mais de 120 artigos técnicos. Seus principais interesses de pesquisa são engenharia de software e visualização de informação. É membro da SBC e membro sênior da IEEE e ACM.

Ana Carolina SalgadoAna Carolina Salgado é Professora Titular do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação (1980) e mestrado (1983) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em Informática pela Université de Nice-Sophia Antipolis, França (1988) e pós-doutorado na Université de Versailles, França (2008). É membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação, membro da ACM e da IEEE. Em sua carreira universitária, ocupou diversos cargos na UFPE, o último sendo a direção do Centro de Informática (2001-2005). Foi diretora presidente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. (2006-2013). Orientou mais de 40 alunos de mestrado e 15 de doutorado e tem cerca de 200 artigos publicados em conferências e periódicos na área de Ciência da Computação. Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados às áreas de Banco de Dados, Integração de Dados, Aspectos Semânticos em Gerenciamento de Dados e Contexto Computacional

Gustavo PerezGustavo Perez é CEO da empresa MTM Tecnologia, especializada em desenvolver e licenciar soluções inovadoras visando apoiar grandes empresas a incorporar as mais novas tecnologias móveis aos seus serviços e produtos. Gustavo possui o título de Ph.D. em Ciência da Computação pela University of Southern California (2011), mestrado-profissionalizante em Ciência da Computação pela University of Southern California (2003) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Salvador (1998). Tem experiência em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente em Engenharia de Software.